Das Lutas
Coletivo Autônomo de Mídia
NOTA DE REPÚDIO CONTRA A INTIMIDAÇÃO AO MILITANTE HAMILTON BORGES WALÊ
Categories: Para seguir lutando

Justiça Global e Coletivo Das Lutas repudiam tentativa de intimidação por parte do Estado ao militante e defensor Hamilton Borges Walê

Hamilton Borges Walê, defensor de direitos humanos, militante do Quilombo Xis – Ação Cultural Comunitária e da Campanha Reaja ou Será Morto/ Reaja ou Será Morta, foi abordado em sua casa, ontem à noite, dia 30/09, por policiais militares fortemente armados, em Salvador. Os PM’s portavam metralhadoras e alegavam atender uma denúncia anônima. Além da truculência na abordagem, os policiais não tinham mandato judicial – que não teria validade pelo tardar da hora – para invadir a residência – inviolável* – de Hamilton Borges.

Ele e sua companheira, Andrea Beatriz Santos, atuam na proteção e garantia dos direitos da população negra e encarcerada da Bahia. Acompanham diversos casos de violência estatal contra negros e negras e violação de direitos em comunidades quilombolas.

A Quilombo Xis e a Campanha Reaja travam uma luta cotidiana pelo fim do genocídio do povo negro. Entre 2009 a 2012, 6.483 pessoas foram assassinadas, em Salvador. Mais de 80% das vítimas eram negras. O Mapa da Violência de 2012 mostrou que para cada pessoa branca assassinada, na capital, 15 negros são executados.

Não admitiremos que Hamilton Borges Walê e sua família sejam intimidados pelo aparato repressivo racista do Estado Bahia. A Justiça Global e o Coletivo Das Lutas prestam solidariedade ao companheiro Hamilton e a sua família na luta contra a violência policial, racismo e desigualdade.

Justiça Global

Coletivo Das Lutas

* Art. 5º, XI – C.F.”A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.

551211_585510278178070_1930802365_n

4 Comments to “NOTA DE REPÚDIO CONTRA A INTIMIDAÇÃO AO MILITANTE HAMILTON BORGES WALÊ”

  1. COMO FALA CRISTÓVAN BUARQUE DE HOLANDA NO SEU LIVRO: UMA SEGUNDA ABOLIÇÃO, VEMOS AO PASSAR DOS SÉCULOS QUE TODAS AS LUTAS TRAVADAS PELOS MENOS FAVORECIDOS EM PROL DA LIBERDADE E DE DIREITOS IGUAIS, PRECISAM SAIR DA VERDADE PARA O DE FATO. ME SINTO ENVERGONHADA COMO BRASILEIRA QUANDO VEJO FATOS COMO ESSES ACONTECENDO, AINDA EM PLENO SÉCULO XXI.

  2. Antonio says:

    Bom,
    Quero colocar em visibilidade todo o meu REPÚDIO a CERCA desse fato, o Drº Hamilton Borges,e sua companheira também Drª Andréia, são pessoas singulares, tive o prazer de conhecelos e sei o quanto ambos tem doado suas vidas por pessoas como eu. Pai de jackson Antonio de 15 anos, um dos jovens assassinados brutalmente em Itacaré e enterrado num cemitério clandestino que as altoridades fingem não ver.
    Hamilton, estamos aqui !!! conte conosco sempre…

  3. AJURIMAR CALON says:

    QUERO DEIXAR CLARO, QUE VAMOS REAGIR A ESSA DISCRIMINAÇÃO,PQ NOS SOMOS UM POVO LIVRE,NÃO ENTENDO PQ A MAIORIA DOS POLICIAIS QUE NOS OPRIMEM SÃO NEGROS E ASSALARIADOS
    RESUMO:NEGROS CONTRA NEGROS, IRMÃOS CONTRA IRMÃOS,TÁTICA GOVERNAMENTAL,
    HAMILTOM ESTAMOS CONTIGO,
    DEUS TAMBEM ESTÁ CONTIGO,,E QUEM SENTE A DOR, SOFRE CHORA ESTA CONTIGO, POR JUSTIÇA, SOMOS TODOS FILHOS DE ZUMBI.